O KoME teve a oportunidade de conversar com o YELLOW MONSTERS sobre sua turnê norte americana e o lançamento recente de WE EAT YOUR DOG.
Primeiramente, poderiam apresentar cada um dizendo um fato engraçado de cada membro?
Guitarra/Vocal: Yong Won Lee
Yong Won tem uma quantidade excessiva de energia todo o dia. Ele está sempre escrevendo músicas ou fazendo alguma coisa. Ele sempre se esforça até um ponto em que os outros membros ficam preocupados com a sua saúde. Ele é uma pessoa muito educada, quieta e modesta, mas quando sobe no palco, se torna um monstro! Ele é o energético do YELLOW MONSTERS.
Baixo: Jin Young Han
Jin Young é o oposto de Yong Won. Ele nunca se preocupa com nada e só se foca em algo que realmente lhe interessa. Ele é muito criativo, então vem com ideias loucas e criativas. Ele é o banco de ideias do YELLOW MONSTERS. Seu hobby é comprar comida.
Bateria: Jae Hyuk Choi
Jae Hyuk é o irmão mais velho do YELLOW MONSTERS, então é sempre responsável. Ele é um perfeccionista quando se trata de trabalho, na verdade, de tudo. Portanto, Jae Hyuk é responsável por todos os negócios do YELLOW MONSTERS.
Todos vocês já foram membros de diferentes bandas anteriormente. Como vocês se encontraram e criaram o YELLOW MONSTERS?
Nós ficamos em bandas diferentes por um longo tempo e como quaisquer outras bandas, passamos por todos os tipos de drama. Eu acho que em um ponto estávamos pensando na mesma coisa: "O que estamos fazendo? Por que estamos apenas posando e não fazendo nossa própria música?" E eu acho que isso nos levou a criar o YELLOW MONSTERS. "Vamos parar de posar e voltar para onde começamos com a música!" Dissemos para nós mesmos para nunca nos tornarmos um tipo de banda que quer ser a primeira nos rankings quando nem mesmo tentam.
Faz dois anos desde que a banda foi criada e vocês tiveram algumas oportunidades de se apresentar no exterior. Qual tem sido a lembrança mais memorável da turnê para vocês?
A turnê SEOULSONIC é inesquecível. Foi uma experiência muito valiosa para todos nós. Não podemos colocá-la em palavras ou descrevê-la. Pela realização desta turnê, agora estamos confiantes sobre experimentar uma nova turnê na América. Como sempre, é estúpido desistir quando você nem tentou. É sempre melhor fazer do que não fazer.
Durante essa turnê, nos apresentamos no SXSW em Austin. Nossos equipamentos não foram entregues no local por causa de alguns problemas de comunicação com o administrador do clube. Então, logo antes do show, nós tivemos que correr por todos os lugares para pegar nossos equipamentos e levá-los nós mesmos para o clube. Nós tivemos até que pegar emprestado um amplificador de uma banda nas ruas.
Vocês recentemente terminaram a turnê norte americana SEOULSONIC 2012 junto ao 3rd Line Butterfly e Crying Nut. Quais os sentimentos e pensamentos que a turnê deixou em vocês?
A turnê foi muito curta, o que significa que foi muito divertida. Nós conhecemos o Crying Nut e o 3rd Line Butterfly há mais de 10 anos, então achamos que essas bandas aprenderam e ajudaram muito umas as outras durante a turnê. E mesmo agora que voltamos à Coreia, continuamos em contato e vamos aos shows uns dos outros. Nós sentimos que as três bandas se tornaram próximas.
Há uma coisa que aprendemos ou percebemos na turnê: "Nós não sabíamos muito sobre a cena ou cultura de bandas na América. Todas as bandas que trabalham duro na Coreia podem ser atraentes ao mercado musical da América". Vamos continuar arrasando!
Logo após a turnê vocês lançaram um novo mini-álbum, We Eat Your Dog. Qual a história por trás do nome?
Ele não significa literalmente que vamos comer seu cachorro. Hahaha. Na Coreia, a palavra “cachorro” é frequentemente usada como um xingamento (similar a “cachorra”). Então nós queremos dizer que comemos pessoas que não estão nem perto de ser um cão.
Vocês podem nos contar como o álbum foi criado e apresentar as faixas do novo mini-álbum?
Nós completamos nosso álbum antes de sairmos na turnê SEOULSONIC. O foco principal deste álbum foi o mercado musical japonês. Foi por isso que assinamos um contrato exclusivo com o famoso selo punk japonês “773 Four Records”. Nosso álbum será lançado em julho no Japão e estaremos em turnê pelo país em agosto. Nossos fãs coreanos também amaram nosso álbum, então estamos muito felizes.
Sobre as faixas:
1. WE EAT YOUR DOG (Composição/Letra: Yong Won Lee Arranjo: YELLOW MONSTERS)
Uma canção punk com poderosos riffs de guitarra e letra sarcástica sobre pessoas que não estão nem perto de ser um cão.
2. CAUTION: (Composição/Letra: Yong Won Lee Arranjo: YELLOW MONSTERS)
Uma música hardcore organizada de várias formas e a faixa favorita dos membros. A letra é sobre sarcasmo em relação a bandas coreanas que estão participando de uma promoção no estilo de ídolos coreanos, que é voltada apenas para uma questão. A letra é sobre a cena coreana de rock sendo corrompida por causa dessas bandas que apenas desejam se tornar estrelas na mídia.
3. ANGER (Composição/Letra: Yong Won Lee Arranjo: YELLOW MONSTERS)
Não somos interessados em política, mas nós achamos que o nosso país não está em uma situação muito boa. Então, nós escrevemos essa música para encorajar as pessoas a se unirem e mudar as coisas.
4. ICE CREAM LOVE (Composição/Letra: Yong Won Lee Arranjo: YELLOW MONSTERS)
Essa canção é sobre sentimentos melancólicos sobre o passado e a ideia de que nós sempre temos arrependimentos. Ela tem uma melodia emocionante.
5. K.O (Composição/Letra: Yong Won Lee Arranjo: YELLOW MONSTERS)
Essa música é a faixa-título. É uma música sarcástica para aqueles que não são bravos o suficiente para ir ao SNS para apresentar suas opiniões ou argumentos no mundo real. Letra muito franca com toque alegre.
6. NO RELIGION, NO POLITICS (Composição/Letra: Yong Won Lee Arranjo: YELLOW MONSTERS)
Política e religião. Isso é muito pessoal e não podem ser forçados. A crença do YELLOW MONSTERS é sem religião, sem política. O riff hardcore e os gritos são incríveis nessa música.
7. Nunsaram (Snowman) (Composição/Letra: Yong Won Lee Arranjo: YELLOW MONSTERS)
Essa balada acústica é para os fãs. A letra repetitiva que diz "eu gosto de você" é muito interessante.
Que tipo de coisas influenciam e energizam vocês?
Nós temos a tendência de praticar muito. Não sozinhos, mas juntos. Nós temos uma sala para praticar muito limpa (risos). E nós assistimos frequentemente aos vídeos de outras bandas se apresentando. Há várias bandas incríveis neste mundo!
Qual a melhor e a pior parte de ser uma banda de rock?
A melhor parte em ser uma banda de rock é poder se apresentar. Nós realmente amamos nos apresentar. Mesmo quando passamos por situações difíceis ou problemas em nossos shows, podemos esquecê-los enquanto nos apresentamos. Somos gratos por toda a energia positiva que recebemos dos fãs. A pior parte, humm, apenas beber muito?
Quais são seus locais favoritos em Seul para se apresentar?
Nós gostamos de todos os locais, mas sempre tentamos ensaiar para o local em que vamos nos apresentar pela primeira vez. Geralmente, os locais em que nos apresentamos são na área de Hongdae. Club FF, V-Hall, SangSang MaDang, Rolling Hall, etc. Amanhã, vamos nos apresentar no Prism Hall pela primeira vez e claro que estamos indo ensaiar.
O que se apresentar ao vivo significa pra vocês?
TUDO. Se apresentar ao vivo é tudo o que fazemos!
Por fim, seus cumprimentos aos nossos leitores?
Nós não sabemos quando será, mas queremos muito encontrar vocês. Onde quer que vocês estejam vendo a gente tocar, por favor, digam oi e nos deixe saber que vocês conheceram o YELLOW MONSTERS pelo KoME. Obrigado!
O KoME gostaria de agradecer a Michelle Kim do DFSB Kollective por fazer esta entrevista possível.