Live Report de Y.B. em Londres
Live report do primeiro show em 3 anos de Y.B. no Reino Unido, no dia 6 de junho.
Embora seja um acontecimento raro uma banda coreana se aventurar na Europa, é ainda mais incomum uma das bandas mais populares da Coréia optar por tocar em um local de médio-porte no subúrbio de Londres. Apesar de Kingston não parecer ser a escolha mais óbvia, o local certamente favoreceu a banda, pois a área é moradia da maior percentagem de sul-coreanos fora da Coréia.
Vários fãs se amontoaram no local do show durante o dia, na esperança de encontrar seus ídolos e não foram desapontados. Um fã em particular se dedicou especialmente ao vocalista do Y.B. e fez seu próprio banner para ocasião. Com o nome de Do Hyun escrito em coreano com caracteres coloridos, acompanhado por um desenho no estilo cartoon de um DJ, a reação do vocalista ao banner pareceu bem satisfatória.
Depois de duas bandas de abertura fantásticas, TOMIKITA e a banda de punk Londrina Steranko (recomendada contanto que a platéia não tenha medo de se tornar uma parte integral do show deles), Y.B. entrou no palco e recebeu uma resposta mais do que calorosa da platéia.
A banda começou o show com Dambaegage Agassi, uma música que garantiu um começo positivo. A platéia estava frenética durante a performance, alguns membros da audiência pulando pra cima e pra baixo, enquanto outros escolheram simplesmente cantar junto. Essa música foi rapidamente seguida por Hollywood, uma das únicas faixas com letra em inglês. A música deu continuidade à atmosfera positiva que pairava no ar, apesar de que não foi até o primeiro acorde de It Burns ecoar pelo local, que o show realmente começou.
O show continuou com Keun byeomen eopseo, que provou ser a música mais popular do repertório até então (isso poderia ser considerado uma grande conquista baseado na resposta do público até aquele momento). Meoriapa começou com Do Hyun gritando "Nós amamos rock'n'roll!", um sentimento que se encaixava perfeitamente na música e não decepcionava na performance. No meio da música, Do Hyun andou para o lado para deixar o guitarrista Jun tocar um solo sem erros antes de retornar ao centro do palco e tocar seu próprio solo de gaita.
O repertório principal foi concluído com o clássico coreano, Arirang, que o público cantou junto empolgado. No final da música, Do Hyun andou até a ponta do palco e apertou a mão de várias pessoas da platéia. Em alguns casos inclusive pegando e apertando a mão de fãs que sequer estavam com as mãos pra cima!
O primeiro encore começou com Neoreul bonaego. Essa balada foi uma das mais bem recebidas da noite, com fãs se agitando e balançando junto com a batida. Perto do fim da música, Do Hyun pausava entre cada verso, sugerindo que a platéia tomasse a iniciativa e cantasse o resto da letra. Com alguns fãs empolgados tomando a liderança, Do Hyun brincou com o público dizendo que eles começaram a cantar cedo demais.
A segunda música do encore foi Dolgo Dolgo Dolgo. A banda pediu que a música fosse tocada com as luzes do palco apagadas, sendo assim, a primeira parte foi tocada na completa escuridão, com apenas algumas luzes azuis no baixo de Tae-hee. As luzes foram então acesas para terminarem a música, o que serviu como o final oficial do show.
Por sorte, a platéia não estava satisfeita e começou a pedir a banda para mais uma canção. Do Hyun chamou Lee (ou "Tall Lee" como ele o chamou), que é o vocalista da Steranko, para vir ao palco e se juntar a banda. Ele foi e proporcionou uma das performances mais energéticas da noite. Nem é preciso dizer que a platéia estava extasiada com a performance e quando a banda deixou o palco, ainda estava pedindo por mais
Depois de vários minutos, Do Hyun voltou ao palco com Steranko para tocar uma música, que foi seguida por outra música com Tae-hee no baixo. Não é preciso dizer, no típico estilo Steranko, não faltou diversão e energia na performance.
Set-list:
Dambaegage agassi
Hollywood
It burns
Naneun nabi
Keun byeoreun eopseo
Meoriapa
Arirang
Encore 1:
Neoreul bonaego
Dolgo dolgo dolgo