Entrevista

Entrevista com Zitten

24/09/2009 2009-09-24 01:00:00 KoME Autor: Time do KoME Tradução: Simi, Cherry, Helena & Pan

Entrevista com Zitten

A banda de rock melódico Zitten fala sobre seu primeiro álbum e a profundidade de seu trabalho


© Cedric Oyarzun
Formada em 2004, Zitten é uma das revelações da cena musical coreana com seu som pop-rock melódico e marcante. Eles recentemente lançaram seu primeiro álbum, Vol.1, e o KoME teve a oportunidade de perguntar ao vocalista e guitarrista Sung Yongwook sobre seu novo álbum, a importância de suas letras e mais.


Olá Zitten! Obrigado por dedicarem seu tempo para responder nossas perguntas. Primeiramente, vocês poderiam se apresentar para os nossos leitores?

Zitten: Olá, somos o Zitten e estamos em uma rotina bem agitada na Coreia. Muito obrigado pela atenção de vocês. Eu me chamo Sung Yongwook e sou responsável pelas músicas, o Yun Hyeong-Ro, que é encarregado pelos demais instrumentos, está prestando serviço no exército atualmente.


O que significa o nome “Zitten”? Por que vocês escolheram esse nome?

Zitten: É uma palavra que usamos aqui, tem como significado força ou intensidade de uma cor, aroma, etc. Literalmente diz-se que um tal perfume é "zitten", quero dizer, assim como no inglês usa-se “deep” (intenso, profundo).


Vocês poderiam nos contar um pouco sobre a história da banda, desde sua criação até agora?.

Zitten: Nós nos conhecemos em encontros de bandas amadoras para tocar apenas por diversão e, em algum momento, surgiu a tal ganância, talvez porque sentimos uma firmeza. Com a afinidade de gostar de compor, fomos escrevendo as músicas. Então, até agora demos continuidade a este trabalho. É claro que cada um possui a sua rotina. Mas já se passaram 4 anos desde então.


Como vocês descreveriam sua música para alguém que nunca a ouviu antes?

Zitten: É um som que pode ser familiar, porém, se você escutá-lo profundamente, pode ser totalmente diferente. Gostaria de explicar que apesar de seguirmos o "rock moderno", ainda tem aquele toque típico coreano.


Vocês lançaram seu primeiro álbum completo no ano passado. Poderiam nos falar um pouco mais sobre esse álbum?

Zitten: O tempo de trabalho foi longo e variamos os locais. Talvez seja por isso que o sentimento de dia e noite, o sentimento de amor e dor, todos esses elementos contrastantes estejam recheados de uma vez por todas no álbum. É um álbum que estendemos com um EP que havíamos feito entre nós.


Suas músicas são bem suaves e algumas vezes transmitem uma sensação melancólica, mesmo quando a música soa mais alegre. De onde geralmente vem a inspiração? Qual seu método de escrever músicas?

Zitten: Na verdade não é o que eu pretendia, mas acho que já faz parte. E isso porque ouço bastante músicas agitadas. E, além disso, tenho uma vida muito divertida. (risos) Talvez seja o resultado de sentimentos acumulados desde pequeno. Quanto às letras, geralmente eu penso bastante andando. Sempre preciso de um bloco de anotações e uma caneta. Se o clima estiver agradável, tem vezes que faço as letras numa cafeteria ao ar livre. Ao observar as pessoas do lado de fora, eu penso, e fico esperando que a música seja mais geral, universal.


A capa de seu primeiro álbum é simplesmente incrível, é bonita e bastante criativa. Quem teve a idéia da capa? De onde veio a inspiração para ela? Qual o conceito por trás dela?

Zitten: É uma peça feita por um designer japonês que soube expressar bem as partes mais detalhadas. O nosso staff traduziu a letra para japonês e mandou pela internet, junto com a música. É um conceito inteiramente do sentimento dele ao juntar o som com a letra. Foi próximo do resultado que esperávamos, então finalizamos assim.


O que mais se destaca quando vemos a capa são todas as borboletas e há até mesmo garotas com asas de borboletas! As borboletas são um símbolo? Há um significado para elas? Se sim, qual é?

Zitten: A faixa número um é uma musica chamada NabiSom. Uma ilha se parece uma borboleta e também há muitas borboletas na ilha. Esse é o sentimento que envolve o álbum. Fantasia, gestos delicados, o brilho da luz, e permanecendo assim rapidamente desaparece, é uma sensação como despedaçar em pedacinhos.


Qual música do seu primeiro álbum é sua preferida e por quê?

Zitten: Fico pensando se não é a musica chamada Gunyo. É a música que definitivamente eu acho a melhor e também foi significativo ao ver que ouvindo essa música, muitas meninas ficavam mais alegres, para cima.


Suas músicas são todas em coreano. Vocês têm planos de cantar em inglês para atrair uma audiência maior ou vocês acham que sua música deve ser expressa mais pelas melodias do que pelas letras?

Zitten: Algumas músicas já foram escritas em inglês anteriormente, mas infelizmente, como minha pronúncia não é boa, e a maioria das pessoas não possuem uma facilidade para ouvir, a letra da música não era transmitida corretamente. Eu considero que a letra da música que chega até as pessoas é uma parte muito importante. Por isso as fiz em coreano. E, além disso, escolhemos a língua coreana, pois para nós, a letra da musica é tão importante quanto a melodia, então assim podemos nos expressar mais claramente através dela.


Qual foi a primeira música que você escreveu como Zitten e ela difere muito das músicas atuais? O som de vocês mudou muito desde o início da banda?

Zitten: É uma musica deste álbum chamada Sonthop. Essa musica não sofreu muitas alterações. Pela sensação, que desde o inicio agradou bastante, foi lançada do jeito que estava mesmo.


Como vocês se sentiram ouvindo sua música sendo tocada no filme "Summer, Whispers"? Vocês acham que isso ajudou a promovê-los?

Ziiten: Para ser sincero, nós não prestamos muita atenção ao marketing, por isso não sabemos sobre isso. Nós nos divertimos quando nos concentramos em nossa música e todo o resto depende do público. Ah! No filme não aparece a música, porém fiquei sabendo que foi promovida junto com ele, e assim foi feito o videoclipe.


Quando e onde vocês fizeram seu primeiro show para uma platéia? Vocês poderiam dividir conosco algumas memórias desse momento?

Zitten: Nosso primeiro show foi de graça em um café de um amigo nosso. Eu estava muito nervoso. O sentimento é como antes de uma viagem escolar ou antes de fazer um discurso na frente da classe. Um discurso sem ansiedade e preocupação não existe, certo? Mas é um momento em que algo dentro de mim explode.


Vocês gostariam de planejar um show no exterior? Se sim, vocês têm algum país em mente?

Zitten: Já que nós amamos os países vizinhos, nunca pensamos sobre isso. No caso de viajar pra o exterior, gostaríamos de tocar lá.


Vocês têm planos de lançar algo novo esse ano? Se sim, o que podemos esperar?

Zitten Eu vou trabalhar junto de vários outros músicos no drama coreano “Triple”. E nós estaremos na trilha sonora também. Além disso, em outubro, o Hyeong-Ro terminará seu serviço militar.


Quais instrumentos vocês sabem tocar?

Zitten: Eu toco basicamente instrumentos acústicos, Hyeong-Ro sabe tocar bateria, baixo, guitarra. Nós dois tocamos um pouco de piano.


Quem são seus músicos preferidos?

Zitten: Bem…Isso varia o tempo todo. Eu não tenho uma banda preferida. Hyeong-Ro gosta muito de Radiohead.


Se vocês pudessem fazer um cover de qualquer música, qual seria? Vocês a tocariam o mais próximo da original possível ou a reescreveriam para o estilo do Zitten?

Zitten: Como realmente não gosto de fazer covers, não tenho tanta vontade de fazê-los. Eu gostaria de mudá-los até ficar do jeito que eu gosto, mas tentar isso várias vezes não seria muito simples.


O que vocês gostam de fazer em seu tempo livre?

Zitten: Internet, jogos. Mais normal do que vocês imaginam.


Se vocês se deparassem com um bloqueio criativo, o que fariam para voltar a ter idéias?

Zitten: Eu escuto música. Na minha opinião, há muita coisa dentro de uma música.


Vocês têm algum conselho para pessoas que estão começando a escrever suas próprias músicas?

Zitten: Divirtam-se. E sempre as mostre para os seus amigos. E então humildemente se divirta ouvindo eles conversarem sobre sua música. Esses devem ser os primeiros passos de um músico.


Alguma última mensagem para os nossos leitores?

Zitten: Mesmo vocês estando em um lugar bem distante, a música aí soa exatamente como a música aqui. Isso é legal. De agora em diante, vamos nos juntar através da música. E vocês são muito sortudos por poderem ouvir música em inglês no seu cotidiano, enquanto andam pelas ruas.


O KoME gostaria de agradecer ao Zitten e à Pastel Music por tornarem essa entrevista possível. Para mais informações sobre a banda, por favor visite seu site oficial.
ANúNCIO

Galeria

Artistas relacionados

ANúNCIO