Você pode escolher entre ler a entrevista ou ver os vídeos, mas não se esqueça de habilitar as legendas em português!
Poderiam se apresentar aos nossos leitores?
Victoria: Oi, meu nome é Victoria. Sou chinesa. Amber: Oi, sou Amber, sou metade chinesa, metade americana. Krystal: Oi, eu sou a Krystal. Sulli: Oi, sou Sulli. Luna: Oi! Meu nome é Luna! É um prazer conhecer vocês!
O que acharam da sua performace?
Luna: É a nossa primeira vez na França. É uma honra ter tantas pessoas vindo nos ver e receber a grande ajuda da equipe. Fizemos o nosso melhor e esperamos que tenha sido uma boa performance. Futuramente esperamos poder voltar à França com nosso estilo, então por favor continuem nos apoiando. Vamos continuar dando o nosso melhor.
A sua performance pode ser encarada como a introdução ao K-pop para o público europeu. Como se sentem por terem sido escolhidas para este trabalho?
Amber: Na verdade antes de representar o K-pop percorremos um longo caminho. Então é uma honra vir até a França e nos apresentarmos para o público. Sempre tentamos dar o nosso máximo e queremos agradecer a todos os fãs por virem nos assistir. É como a Luna disse, é uma grande surpresa termos fãs aqui. Então é uma grande honra só o fato de estarmos aqui, uma verdadeira honra.
Vocês acham que é necessário que os artistas coreanos cantem e se apresentem em inglês para poderem estrear fora da Ásia?
Amber: Não acho que seja necessário falar inglês. A música é como uma língua universal, então enquanto você curtir a música, tudo fica bem.
f(x) é um grupo multinacional, vocês falam inglês, chinês e coreano. Existe algum plano para uma carreira internacional?
Luna: Nosso plano e objetivo é nos tornarmos o melhor grupo pop de dança da Coreia. Se existir alguma oportunidade em outros países, sim. Mas só depois de alcançarmos nosso objetivo. Além disso, acabamos de fazer nossa estreia, então vamos precisar de algum tempo para nos preparar.
Vocês acham que poderiam voltar à França ou Europa?
Amber: Se houver a oportunidade... A qualquer hora!
O que vocês acham do Epik High?
Amber: Acho que são incríveis! Durante o ensaio eles ficaram seguindo nossos passos de dança e nós ficamos com cara de “wow!”. São ótimos sunbaes que sempre nos ajudam, comem e brincam conosco.
Estão cientes de que mesmo sendo uma banda recente vocês já têm muitos fãs fora da Ásia?
Luna: Primeiramente foi uma grande surpresa, pois só havíamos nos apresentado na Coreia, tirando algumas ocasiões na China e na África. Havíamos ouvido falar a respeito de fãs internacionais que gostavam da gente e de nossa música através da internet e alguns rumores. Somos muito gratas. Vamos nos empenhar para mostrar nossos diversos lados, vamos nos empenhar!
Conseguiram visitar algum ponto turístico ou vieram apenas para o showcase?
Amber: Na verdade tivemos tempo livre para fazer compras. Quando saímos tudo era muito bonito. Krystal: Muito bonito. Nós até comemos ostras! Amber: Muito bom! clip..crip? Todas: Crepes! Amber: Muito bom! E o mar é muito bonito também... Luna: Foi a primeira vez que comi crepe. Achei tão gostoso que quero voltar e comer mais com as meninas.
O que acharam dos franceses?
Krystal: Acho que são muito elegantes. Tivemos tempo de conhecer alguns, foi muito interessante. Amber: Eles também são muito legais, quando a gente passa eles falam "Oh bonjour!", "Oi", essas coisas... Então respondíamos "Oi!". É um povo muito amistoso.
Vocês recentemente foram à África para um projeto criado por Kim Jun Man, chamado "Build the Goal of Hope" (Crie a Esperança como Objetivo). Como foi essa experiência?
Luna: A África tem a ver com natureza, tudo é natural. Sentimos a natureza e até vimos um elefante bem na nossa frente. Na verdade os elefante estavam bem atrás da gente enquanto comíamos. Vimos uma hiena grávida... E havia uma área deserta com apenas uma árvore onde fizemos uma sessão de fotos. Acho que é um lugar que todos devem visitar uma vez na vida. Amber: Também vimos as vilas de lá. Krystal: Amboselia? Amber: Pudemos ver casas completamente diferentes... Um modo de vida completamente diferente. Percebemos o quão afortunadas somos, ajudar fazendo caridade foi realmente emocionante, uma excelente experiência. Luna: Fomos até o vilarejo e bebemos sua água, até visitamos as casas, e percebemos como temos sorte com o ambiente onde vivemos na Coreia. Pensamos na África e nas pessoas que passam necessidades lá. Foi uma ótima experiência, aprendemos bastante.
Existe algum plano para lançamento de um álbum esse ano? Se sim, podem revelar algo para os fãs?
Amber: Tudo o que podemos dizer é para esperar... Fiquem de olho!
Alguma última mensagem para nossos leitores?
Victoria: Muito obrigada pelo apoio. f(x) vai se empenhar para melhorar ainda mais. Vamos continuar nos esforçando sempre. Fighting! Todas: Kamsahamnida!
O KoME gostaria de agradecer aos membros do f(x) por sua gentileza, Mao Yu por ser nossa repórter por um dia e Emily Han da KOCCA, sem a qual esta entrevista não seria possível.